terça-feira, 6 de abril de 2010

Quem manda na mídia?

Não há perfeição. Há pessoas que lutam de todas as formas por um ideal e há pessoas que aceitam o que os lutadores lhes oferecem, ou não.

Eu simplesmente tenho que pronunciar sobre um e-mail que recebi hoje falando que o Lula está manipulando a mídia. O título é: “Onde estão as meninas do Jô”. Será que eles estão vivendo no mesmo país que eu? Acho que não.

Cerceamento da liberdade sempre foi feito pelos três grandes "donos" da mídia no Brasil, que compõe o "PIG" - Partido da Imprensa Golpista", que é formada pelo grupo Globo, Estadão e Folha. Eles comandam a mídia como se não houvesse liberdade de imprensa, que é um direito Constitucional. Lembram de momentos como "Quércia", que a Globo o "endeusava", mas quando ele se desentendeu com a emissora, a mesma o colocou a menos que nada?

Se o Lula quer controlar nossa liberdade de expressão, porque ele foi o 1º presidente que teve a coragem de comprar briga e chamar a "1ª Conferência Nacional de Comunicação", para que sociedade, setor público e empresarial fossem capazes de discutir, democraticamente, os rumos da comunicação no país? E é bom lembrar que em cima da hora, os grandes empresários se retiraram da Conferência, pois não aceitaram essa democracia.

Concessões não são vitalícias, tem prazo estipulado. Mas a grande mídia finge de boba e lutam por uma comunicação porca, que visa lucro e dita comportamento.

A Globo trabalha em nome do mercado e em nome de partidos capitalistas e execráveis como o PSDB. Agora mesmo, a emissora comunicou que abrirá uma escola técnica em parceria com José Serra de mídia eletrônica. Sabe o que é isso? Chama-se blindagem. Eles estão querendo criar um exército de robozinhos para defender o Vampiro e o capital.

Não estou aqui criticando todos os jornalistas que trabalham nesses veículos. Muitos são realmente bons, e muitos sofrem em ter que reproduzir determinados pensamentos. Mas muitos jornalistas estão sumindo por que são incompetentes, não tem senso crítico e são levadas pela maré. Quais deles podemos tomar como fabulosos? O casal 20 do Jornal Nacional? Ou os retardados que apresentam o “Jornal da Globo”? O Bóris Casoy é um demente metido a saber demais. Lembram quando ele humilhou os garis em rede nacional? Ele é contra o povo, o trabalhador.

Quem sabe o que o povo precisa, o que o povo quer na TV, nos rádios ou jornais, são as pessoas que vivem diariamente ao lado do povo. Não quero dizer que Lula seja um “deus”, ou seja perfeito. Ele também erra. Afinal, nossa Constituição tem apenas 20 anos, vivemos quase 500 anos sobre o domínio de alguém, e infelizmente, muitos de vocês ainda acreditam que o melhor é viver sobre o domínio do capital.

Fico triste ao ler um e-mail como esse. Prova mais um vez que a manipulação da mídia e a falta de senso crítico e político estão prosperando. Pessoas, chega de apartheid, o povo também precisa viver, divertir, estudar, pois também pagam impostos e votam.

Queira, ou não, vocês tem que aceitar. “O Lula, com a benção de Deus mudou o Brasil”. Nós nunca mais aceitaremos ser escravizados e viver de migalhas do “deus capital”. Mandei esse texto pra lista de pessoas que receberam o outro eaAinda recebo uma resposta que diz o seguinte (na íntegra): “ ridícula essa manifestação. A imprensa deve ser monitorizada mesmo... a falta de ética ocorre em demasia nesse setor”.

Eu mereço mesmo isso.
Pense Nisso!


Obs.: (*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Nenhum comentário: